quarta-feira, 12 de novembro de 2008
História
A história de Dragon Ball conta a vida de Son Goku, um menino com cauda de macaco, baseado na lenda chinesa Viagem ao Oeste (西遊記), desde as suas aventuras enquanto criança até se tornar avô. Durante a sua vida, participa de muitas batalhas com adversários cada vez mais fortes, procurando sempre aumentar a sua força. Nas suas viagens, Goku conhece várias pessoas, criando muitas vezes uma amizade muito forte com elas que os ajudam a vencer os vilões da história.As Esferas do Dragão são alguns dos componentes da história. São sete bolas de cristal, mágicas, que estão espalhadas pelo planeta e que possuem estrelas no seu interior (de uma a sete). Quando todas são reunidas, se o portador souber as palavras mágicas, são usadas para invocar o dragão Sheng Long (Shenron) que realiza um desejo (com limites). Depois do desejo ser concedido, as bolas transformam-se em pedra e espalham-se pelo planeta, ficando impossíveis de serem usadas e detectadas durante um ano. Em tempos passados, demoraria gerações para procurar e juntar as esferas. No entanto, no início da história, uma garota chamada Bulma cria o Radar do Dragão para detectá-as, tornando o processo mais fácil e rápido do que deveria ser. No decorrer da série, as "Dragon Balls" deixam de ser o tema principal para serem apenas um elemento secundário.O início da viagem fantástica de Goku começa com o aparecimento da jovem Bulma que está atrás das esferas. Goku mora nas montanhas sozinho, desde que o seu avô Son Gohan morreu. O objeto que ele guarda como uma lembrança do seu avô é uma das Esferas do Dragão. Eles se conhecem e ela conta para Goku sobre os poderes das Esferas, pede-lhe que ele lhe entregue sua esfera, e conta que descobriu num pergaminho a história de que ao juntar as sete esferas mágicas é possível invocar um dragão chamado Sheng Long e que este pode realizar qualquer desejo que lhe peçam. No entanto, Goku não queria entregar a esfera porque era uma lembrança muito forte do seu avô, e assim decide ir com Bulma atrás das Esferas do Dragão. No caminho conhece muitas pessoas como Oolong (um porco que consegue alterar a sua forma), Yamcha (um bandido do deserto), Pual (um bicho voador com os mesmos poderes que Oolong, que vive com Yamcha), Mestre Kame/Tartaruga Genial (um velho mestre de artes marciais), Kuririn/Krillin (um jovem monge que procura os ensinamentos do Tartaruga Genial) e Lunch (uma jovem que possui dupla personalidade, que se manifesta ao espirrar(seu cabelo muda de cor e sua personalidade varia entre violenta e bondosa). Enfrenta muitos perigos e inimigos, como Pilaf, o Exército da Legião Vermelha/Red Ribbon e o Rei Demônio Piccolo/Coraçãozinho de Satã.
Son Goku (Goku)
Personagem principal da série. Ele é ingênuo, bondoso, mas também é um poderoso guerreiro saiyajin, que acredita facilmente em tudo o que ouve. Acredita nos outros, quase nunca percebendo a maldade de todos. É forte, rápido e extremamente habilidoso. Aprende técnicas de luta com facilidade, bolando estratégias simples, mas eficientes. Gosta de lutar, de preferência quando o adversário é mais forte que ele. Além disso, adora comer. Da gama de técnicas, as mais utilizadas em batalhas são Kamehameha, Super Kamehameha (Chou Kamehameha, no Japão), Kaio-Ken, Teletransporte, Taiyouken, Genki Dama e é claro, suas transformações em níveis de super saiyajin que vão do 1 ao 3 na série Dragon Ball Z. Goku é o guerreiro mais forte de toda a série. Casado com Chi Chi, teve dois filhos: Gohan e Goten. Seus maiores rivais foram Piccolo e Vegeta. Goku é um grande defensor da Terra e por causa disso, está sempre enfrentando inimigos poderosos como Freeza, Cell e Majin Boo em batalhas incríveis.Son Gohan - Gohan é o primeiro filho de Goku e Chichi. Ele recebeu o mesmo nome do avô adotivo de Goku. Foi o primeiro cruzamento de um Saiyajin com um ser humano, o que resultou em um ser poderosíssimo. No começo, Gohan não lutava, pois Chichi fazia-o estudar com muita freqüência e ele tinha horror a lutas. Depois de algumas lutas e do treinamento rigoroso de Piccolo, se tornou mais maduro e forte. Ele tem um grande poder oculto que é liberado quando se enfurece. Gohan foi o Salvador da Terra na luta contra Cell, se transformando em um super sayajin nível 2, sendo o primeiro a conseguir faze-lo. Com o apoio moral de Goku, Gohan, que só podia usar um braço, liberou uma energia colossal e destruiu Cell até a sua ultima célula. Alguns anos depois, foi estudar em Satan City e conheceu Videl. Ele se disfarçou de super-herói, o "Grande Saiyaman", para combater criminosos como Videl fazia. Após a derrota de Majin Boo, no final de Dragon Ball Z, ele se casa com Videl e tem uma filha chamada Pan. Começa a trabalhar na Corporação Cápsula com Bulma como um cientista, afastando-se das lutas. Ele é o terceiro guerreiro mais poderoso do universo, depois de Goku e Vegeta.
Vegeta
Vegeta é o filho do Rei Vegeta e príncipe dos Saiyajins. Seu planeta Natal é o Planeta Vegeta, que foi destruído por Freeza quando ele ainda era uma criança. Desde então, Vegeta passou a trabalhar para Freeza junto com seu tutor Nappa e o Sayajin irmão de Goku, Raditz. De personalidade arrogante, não aceita perder uma luta, e se vangloria do fato de ser o Príncipe dos Saiyajins. Sua principal meta é superar os poderes de Kakarotto. Apesar da arrogância, mais tarde na série, se conforma em ter o planeta Terra como seu lar. Casa-se com Bulma, e juntos tem dois filhos: Bra e Trunks. Suas técnicas mais poderosas são: Esplendor Final (Final Flash), Galick-Ho e Big Bang Attack. Vegeta sempre aparentou ser um dos mais fortes de toda a série. Ele foi o único que durante todo o anime, sempre conseguiu se manter próximo do nível de luta de Son Goku. Tudo graças a seu forte orgulho e determinação, principais características de um verdadeiro guerreiro Saiyajin.
Son Goten
Trunks
Trunks do Futuro
É o Trunks que veio do futuro na máquina do tempo criada por Bulma, para alertar as pessoas do passado, sobre um terrível futuro de destruição provocado pelos andróides. Viaja para o passado para buscar uma forma de salvar o futuro. Teve razoável importância na saga de Cell. Enfrentou, e foi derrotado pelos andróides, ao lado de seu pai, Vegeta. Após isso, passou um dia (que equivale um ano), junto a seu pai, na sala do templo de Kami Sama. Ao saírem, Trunks tentou impedir que Cell Absorvesse a Andróide Nº 18. Tentativa frustada por que seu pai o atrapalhou. Quando Cell feriu seu pai, Trunks se transformou em Ultra-Super Sayajin (Transformação que dota o Guerreiro da força de um super sayajin dois, mas, que provoca um desgaste físico tremendo), mas não foi capaz de derrotar Cell. Durante o torneio de Cell, foi assassinado pelo monstro, mas foi ressuscitado por Shen Long. Depois voltou ao futuro, onde finalmente derrotou os andróides e o Cell (do futuro).
Kuririn (Krilin)
Um carequinha que decidiu treinar com Mestre Kame no mesmo momento que um garotinho com rabo de macaco, Goku. No início dos treinamentos, achava que Goku era um rival, mas depois assume a superioridade do Saiyajin. Apesar de não ser um lutador muito forte, é rápido e esperto, de grande utilidade em horas difíceis. Kuririn foi de grande importância na saga de Freeza, depois de ser assassinado pelo vilão. Isso fez com que, Goku se tornasse um Super Saiyajin através da fúria, mostrando a forte amizade que há entre eles. Na saga de Cell, se casou com a Andróide Nº18. Seus principais golpes são Kamehameha e Kienzan.
Androide Nº18
É um dos andróides criados pelo Dr. Maki Gero. Ela era uma mulher normal, mas foi modificada para ser um robô. A Andróide 18 é muito poderosa, tanto, que foi capaz de vencer Vegeta, transformado em Super Saiyajin. Possui energia ilimitada. Depois de ser absorvida por Cell, foi salva por Kuririn, com quem se casou e teve uma filha, Maroon.
Androide Nº17
É um andróide criado pelo Dr. Maki Gero, para matar Goku. Ele é o irmão gêmeo da Andróide Nº18 e assim como ela, era um ser humano normal. O Andróide 17 possui os mesmos poderes da Andróide 18 e os dois eram muito mais fortes que os Guerreiros Z. Possui energia ilimitada. Depois de enfrentar Piccolo (fundido com Kami Sama), o Número 17 foi absorvido por Cell.
Androide Nº16
Androide Nº19
Doutor Maki Gero
Ele foi um cientista que serviu o Exército Red Ribbon, até o momento em que Goku destruiu tudo quando ainda era um garoto. A partir daí, o Dr. Maki Gero (apenas Dr. Gero no mangá) passou a estudar a vida de Goku e dos Guerreiros Z desde então. Muitos anos depois ele criou vários Andróides poderosos com capacidade para matar Goku. Ele mesmo se tornou um robô: o Andróide Nº20. Acabou sendo assassinado pela sua própria criação, Andróide Nº 17.
Piccolo
Um Namekusenjin muito poderoso, de linhagem guerreira, levando desvantagem apenas para os Saiyajins. Para virar Kami-Sama (Deus), esse ser se separou: o lado bom virou o Kami-sama, e o lado mal Piccolo Daimao. Piccolo tinha planos de dominar o mundo, mas foi morto por Goku. Seu filho quis vingança. Lutou contra Goku numa final emocionante e arrasadora do torneio de artes-marciais, mas acabou sendo derrotado. Promete vingança, porém aos poucos acaba se aliando a Goku e sua turma, passando até a treinar o seu filho, Gohan, na fase seguinte, por quem começa a ter um grande afeto, tanto que até se sacrifica para salvar a vida do garoto. É ressuscitado pelo Super Shenlong de Namekusei. Ao chegar a Namekusei para enfrentar Freeza,se funde com Nail, outro namekuseijin guerreiro, equiparando-se ao poder de Freeza em sua seguna forma, obrigando-o a fazer sua terceira transformação. Mais tarde na saga dos andróides, Piccolo volta a se fundir com Kami-Sama, se tornando o Namekuseijin mais forte do universo.
Ten Shin Han
É um humano com três olhos muito forte, treinado pelo Mestre Tsuru, este rival de Kame-Sennin (o Mestre Kame), em que ambos foram treinados pelo mesmo mestre. Antes de conhecer Goku, caminhava para o lado do mal, alimentando-se dos planos diabólicos de seu mestre e irmão deste, o temido e matador lutador Tao Pai Pai.
Seu melhor amigo é o pequeno Chaos. Ten Shin Han é muito persistente e pretende ser como o irmão de seu mestre, Tao Pai-Pai (O maior assassino do mundo). Quando Ten Shin Han termina seu treinamento com Mestre Tsuru, ele o deixa e vai com Chaos e Javeleta (Um javali gigante do Mestre Tsuru) mundo à fora. Para sobreviver, eles enganam aldeões. Javeleta ataca a vila, e depois chega Ten Shin Han e Chaos derrotando o monstro se passando de heróis, com isso ganhando fama, dinheiro e comida nas vilas onde passam. Nessa época Tenshinhan é apenas um jovem de 18 anos muito forte.
Foi o primeiro humano a vencer Mestre Kame, disfarçado de Jackie Chun , no torneio de artes marciais, cuja final venceria Goku, num embate surpreendentemente equilibrado.
É considerado o humano mais forte do planeta, dotado de muitas técnicas extraordinárias, ficando apenas atrás dos Saiyajins e do Namekuseijin Piccolo. Suas principais técnicas são Kikoho, Dodonpa, Shishin Ken (separação) e Taiyouken (o que seria aprendido futuramente por Son Goku, Yamcha e Kuririn).
Na saga dos saiyajins Ten Shin Han treinou com Kami Sama em seu Templo junto com Kuririn, Yamcha e Chaos. Porém morreu em combate contra o saiyajin Nappa, contra o qual perdeu o braço esquerdo antes de morrer. Após falecer treinou junto com Piccolo, Yamcha e Chaos no planeta do Senhor Kaiô do norte e foi ressucitado após a luta contra Freeza com a ajuda das esferas do Dragão de Namekusei. Na saga de Cell esteve na luta contra os andróides 19 e 20 e ainda lutou contra os andróides 17 e 18, na qual junto com seus companheiros fora derrotado facilmente mas não morto. Depois disso conteve Cell (quando este estava na segunda forma) com seu Kikoho por um tempo, porém logo foi vencido mas salvo por Goku.
Seu melhor amigo é o pequeno Chaos. Ten Shin Han é muito persistente e pretende ser como o irmão de seu mestre, Tao Pai-Pai (O maior assassino do mundo). Quando Ten Shin Han termina seu treinamento com Mestre Tsuru, ele o deixa e vai com Chaos e Javeleta (Um javali gigante do Mestre Tsuru) mundo à fora. Para sobreviver, eles enganam aldeões. Javeleta ataca a vila, e depois chega Ten Shin Han e Chaos derrotando o monstro se passando de heróis, com isso ganhando fama, dinheiro e comida nas vilas onde passam. Nessa época Tenshinhan é apenas um jovem de 18 anos muito forte.
Foi o primeiro humano a vencer Mestre Kame, disfarçado de Jackie Chun , no torneio de artes marciais, cuja final venceria Goku, num embate surpreendentemente equilibrado.
É considerado o humano mais forte do planeta, dotado de muitas técnicas extraordinárias, ficando apenas atrás dos Saiyajins e do Namekuseijin Piccolo. Suas principais técnicas são Kikoho, Dodonpa, Shishin Ken (separação) e Taiyouken (o que seria aprendido futuramente por Son Goku, Yamcha e Kuririn).
Na saga dos saiyajins Ten Shin Han treinou com Kami Sama em seu Templo junto com Kuririn, Yamcha e Chaos. Porém morreu em combate contra o saiyajin Nappa, contra o qual perdeu o braço esquerdo antes de morrer. Após falecer treinou junto com Piccolo, Yamcha e Chaos no planeta do Senhor Kaiô do norte e foi ressucitado após a luta contra Freeza com a ajuda das esferas do Dragão de Namekusei. Na saga de Cell esteve na luta contra os andróides 19 e 20 e ainda lutou contra os andróides 17 e 18, na qual junto com seus companheiros fora derrotado facilmente mas não morto. Depois disso conteve Cell (quando este estava na segunda forma) com seu Kikoho por um tempo, porém logo foi vencido mas salvo por Goku.
Yamcha
Era um ladrão do deserto que, ao lado de Pual, furtavam qualquer coisa. Descobrindo o poder das tais esferas do dragão, a fim de realizar seu desejo de acabar o seu medo com mulheres, faz de tudo para roubá-las das mãos de Goku, entrando em confronto diversas vezes. Mais tarde, acaba juntando-se ao grupo, partindo a ajudar a Terra a livrar-se de qualquer ameaça. Suas principais técnicas são Kamehameha, Sokidan e Rogafufuken.
Chaoz
É o melhor amigo de Tenshinhan, também discípulo do mestre Tsuru. Seguia os mesmos passos maléficos de seu amigo, treinado tanto para dominar o mundo quanto para matar. Enfrenta Kuririn no torneio de artes marciais, mas é derrotado numa batalha bastante disputada. É um personagem fraco, que acaba não acompanhando o poder de luta dos outros guerreiros, porém, suas técnicas Dodonpa e Chonoryoku (autodestruição) podem causar altos danos no oponente...
Metre Kame
Um mestre de artes marciais e um guerreiro muito forte. Ao longo de Dragon Ball Z foi ultrapassado pela maioria dos Guerreiros Z. Foi ele quem treinou Goku e Kuririn quando eram jovens. É muito respeitado e tem uma tartaruga chamada Umigame. Viveu 357 anos. Suas técnicas são famosas pelo mundo inteiro, dentre as mais conhecidas é o poderoso Kamehameha. Tem o título de Sennin das Tartarugas, podendo usar duas especiais: a sua amiga, a Tartaruga, e a voadora Gamera. Seu maior gosto é por mulheres bonitas, sendo um velho tarado. Sempre que pode ele olha as partes pessoais de Bulma e Lunch, adora assistir programas de ginástica, e gosta de ler revistas pornográficas. Mesmo assim, sua personalidade aparentemente frágil esconde um velho astuto, forte e
Yajirobe
Um guloso que pouco se interessa em salvar o mundo, usando sua força apenas para caçar animais ou “monstros” servidos para comida. Ajuda bastante Goku na saga de Piccolo Daimao, chegando inclusive a fazer um churrasco de um monstro enviado por este. Seus golpes consistem na espada, causando grandes estragos nos adversários. Na saga dos Saiyajin ele salva o planeta ao cortar a calda de Vegeta quando ele estava transformado em Oozaru.
Bulma
É a mulher que mais aparece em Dragon Ball Z. Sua principal característica de aparência são seus cabelos e olhos azuis. E suas características de personalidade são: ela é decidida, forte, às vezes até mesmo um pouco atrapalhada, se faz de frágil (quando às vezes não é) e possui uma inteligência fora do normal. É filha do dono da Corporação Cápsula, o Sr. Briefs, sendo o nome completo Bulma Briefs, e nessa corporação constrói máquinas muito modernas e incríveis, mais incríveis até do que as que seu próprio pai constrói. Sendo filha do dono de uma corporação que constrói os mais variados tipos de máquinas modernas, Bulma é muito rica. Mais ou menos no final da Saga de Cell se casa com Vegeta e tem um filho com ele, Trunks.
Karin
Chamado "O Deus de Artes Marciais", ele ensinou o Goku como o derrotar Tao Pai Pai. Se não fosse por ele mesmo, Goku não conseguiria ganhar de Tao Pai Pai.
Chichi (kika)
Videl
Filha de Mr. Satan, uma garota bastante curiosa e determinada, que conhece Gohan na escola Orange Star High School e logo o ajuda a combater o mal com seus disfarces de super-heróis. Após a derrota de Majin Boo, no final de Dragon Ball Z, Videl se casa com Gohan e tem uma filha, a pequena e forte Pan.
Nappa
É o tutor de Vegeta, que o acompanhou desde criança. Nappa é um saiyajin de classe média e possui uma força física e habilidades incríveis. Junto com Vegeta, Nappa matava os extraterrestres mais fracos e vendia o planeta deles, para outros aliens. Assim que soube das esferas do dragão por Raditz, os dois Saiyajins chegaram à Terra para se apossarem delas. Nappa não encontrou problemas em derrotar os Guerreiros Z e todos o achavam um adversário invencível. Porém, ele acabou sendo derrotado por Goku e assassinado pelo seu próprio amigo Vegeta.
Mr. Satan
Mr. Satan é o homem mais forte da terra que não pode manipular Ki, é também o pai de Videl, aparece primeiramente no Torneio de Cell não fazendo nada que desse certo para derrotá-lo, Gohan mata Cell mas é o Sr. Satan que leva a glória, sendo então conhecido como o homem mais forte do mundo.
Aparece na saga de Boo ficando amigo dele enquanto ainda estava na forma gorda, vai para o planeta Supremo e ajuda Goku a derrotar Majin Boo pedindo para que todos do mundo ajudassem Goku a fazer a Genki-Dama erguendo as mãos, sua filha se casa com Gohan e então ganha uma neta chamada Pan.
Aparece na saga GT e leva um chute de Li Shenlong.
A sociedade da Terra de modo geral acredita que Mister Satan é o humano mais forte, pois no final da Saga Cell ele torna-se campeão do torneio de Artes marciais e supostamente derrota o andróide sozinho.
Aparece na saga de Boo ficando amigo dele enquanto ainda estava na forma gorda, vai para o planeta Supremo e ajuda Goku a derrotar Majin Boo pedindo para que todos do mundo ajudassem Goku a fazer a Genki-Dama erguendo as mãos, sua filha se casa com Gohan e então ganha uma neta chamada Pan.
Aparece na saga GT e leva um chute de Li Shenlong.
A sociedade da Terra de modo geral acredita que Mister Satan é o humano mais forte, pois no final da Saga Cell ele torna-se campeão do torneio de Artes marciais e supostamente derrota o andróide sozinho.
Raditz
É um saiyajin de classe baixa e também o irmão mais velho de Goku. Raditz foi o primeiro vilão de Dragon Ball Z e assim que chegou à Terra, revelou a origem de Goku e sua missão na Terra. Ele ainda sequestrou Gohan e obrigou Goku a se unir aos Saiyajins. Caso contrário, seu filho e os terráqueos seriam assassinados. Percebendo que Raditz era muito poderoso, Goku se juntou com Piccolo para derrotá-lo, mas mesmo assim era impossível. Porém, Gohan atacou Raditz, depis de se enfurecer, e Goku agarrou o seu irmão malvado tempo o suficiente para que Piccolo o matasse com o seu Makankoussappou.
Oolong
Pequeno porco que tem a habilidade de se transformar no que quiser por cinco minutos, e depois necessita de um minuto para descansar e recuperar as suas energias. Foi encontrado por Goku e Bulma, enquanto utilizava seus poderes para aterrorizar uma aldeia, raptando as moças. Desde então acompanha Goku e Bulma na sua busca das Dragon Balls.
Pual
Melhor amigo de Yamcha. Tem os mesmo poderes que Oolong, e quando eram mais novos estudaram juntos, mas ao contrário deste, a sua transformação não tem limite de tempo, pois completou o treino ao contrário de Oolong. É capaz de voar ao nível da cabeça humana, sendo também o primeiro a fazê-lo na série.
Freeza
Um vilão esmagadoramente forte e imperador do universo. Raditz, Vegeta, Nappa, Dodoria e Zarbon eram alguns de seus principais soldados (especialmente esses dois ultimos). Freeza é quem destrói o Planeta Vegeta com medo de que os Saiyajins se unissem e se tornassem uma ameaça a seu poder, ou então, que algum saiyajin se tornasse o "Lendário Super Saiyajin" e o matasse. Possui um poder tão imenso, que precisa se transformar e assumir 4 formas para que esse poder não o mate. Seu poder máximo é igual ao do Goku super saiyajin, mas ele não pode usa-lo por muito tempo, pois, como não sabe controla-lo, lhe traz um grande desgaste físico. Ele foi derrotado por Goku, de uma forma irônica, cortando-se em dois pelo seu próprio ataque.
Majin Boo
Criatura terrível criada pelo mago Bibidi. É ainda mais poderoso que Cell, e já derrotou os deuses mais poderosos do universo, além de poder abrir buracos na "parede" de uma dimensão. pode reconstruir seu corpo por mais que ele esteja destruído, a não ser que cada um de seus atomos seja totalmente liquidado, desintegrando-o por completo, pois se uma única célula, mesmo que despedaçada, resistir, ou apenas a sua fumaça, Majin Boo irá se reconstituir. Seu Ki não enfraquece e se recupera facilmente dos danos. É muito difícil de ser derrotado. Son Goku só conseguiu derrotá-lo com a Super Genki-Dama, que requer o ki de todos os habitantes da Terra.
Cell
A criação suprema do Doutor Maki Gero, reúne células e habilidades de Goku, Vegeta, Piccolo, Freeza, Rei Cold, Piccolo e Tenshinhan. Veio ao passado após matar Trunks para poder absorver os andróides 17 e 18, já que ele não os encontrou no futuro, e assim alcançar sua forma perfeita. Cell quando perfeito, além de ter poder suficiente para destruir o universo, é um guerreiro extraordinário, pois tem muitas técnicas, possui poderes psíquicos, sobrevive no espaço e pode se reconstituir a partir de uma única célula. Foi derrotado por Gohan, quando tentou destruir o Sistema Solar junto com todos os Guerreios Z, com um Kamehameha.
Saga dos Saiyanjins (Vegeta) Ep.1 até 35
Cinco anos se passaram desde a vitória de Goku sobre Piccolo. Nosso herói agora é casado com Chichi e tem um filho, Gohan. Enquanto isso, Piccolo passou todo esse tempo treinando uma nova técnica para acabar com Goku. Até que surge do espaço Raditz, um guerreiro alienígena que nada mais é que o irmão mais velho de Goku. Antes de encontrar Goku, Raditz se defronta com Piccolo e, numa breve luta, mostra que é muito mais poderoso. Quando Goku e Raditz finalmente se deparam, este lhe conta sua verdadeira história: Goku na verdade chama-se Kakarotto e pertence a uma raça alienígena chamada saiyajin. Goku foi mandado à Terra para exterminar todos os humanos, deixando o planeta pronto para ser vendido a um bom preço. Entretanto, quando era um bebê, foi encontrado por seu avô adotivo Son Gohan. Goku era uma criança extremamente rebelde, até o dia em que se envolveu em um acidente e bateu sua cabeça, mudando completamente a sua personalidade. Após ouvir a história de Raditz, Goku se revolta, pois não quer aceitar sua origem maléfica, e parte para lutar com seu irmão, mas é derrotado com apenas um golpe. Raditz então seqüestra Gohan, e Goku tem um dia para se aliar aos saiyajins, ou então seu filho e os terráqueos morrerão. Entretanto, Goku se alia temporariamente a Piccolo e juntos partem atrás de Raditz. Após uma difícil luta, em que Gohan mostra seu extraordinário poder oculto, Raditz é vencido por Piccolo. Goku sacrifica a sua vida para derrotar o inimigo. Porém, antes de Raditz morrer, Piccolo fala sobre as esferas do dragão, alegando que Goku provavelmente será ressucitado. Sem que Piccolo saiba, toda a conversa é transmitida para outros dois saiyajins através do rastreador. O próprio Raditz avisa sobre o rastreador e completa: esses dois saiyajins são mais poderosos que ele e chegarão à Terra em torno de um ano, para se apoderar das tais esferas e destruir a vida do planeta Terra. Os dois Saiyajins são Nappa e Vegeta. Começa então um duro treinamento: Kuririn, Chaos, Ten Shin Han e Yamcha treinam no templo de Kami Sama. Piccolo leva Gohan para treiná-lo em um local desabitado (após o garoto sobreviver seis meses sozinho). Goku (que foi mantido em seu corpo, apesar de morto) também foi treinar no outro mundo, mas antes tem que percorrer os 100 mil quilômetros do Caminho da Serpente, que liga o além até o planeta do Sr. Kaioh, e por ele ser treinado. Após uns contra-tempos, como cair do Caminho da Serpente, ir para o Inferno, voltar ao início e resistir às tentações da Princesa Serpente, Goku finalmente consegue completar o percurso e chega ao planeta do Sr. Kaioh. Este planeta, apesar de muito pequeno, possui uma gravidade dez vezes superior à da Terra (que também é a mesma gravidade do planeta dos saiyajins), o que ajuda a aumentar os poderes de Goku. No treinamento, ele aprende duas técnicas: o Kayouken e a Genki Dama. Assim que Goku termina o treinamento, é revivido e volta pelo Caminho da Serpente. Enquanto isso, Nappa e Vegeta chegam à Terra e se deparam com Yamcha, Chaos, Tenshinhan, Piccolo, Gohan e Kuririn, todos mais fortes com o treinamento de um ano. Antes da luta, Nappa planta sementes no solo, fazendo surgir 6 criaturas verdes, denominadas "Saibamens", cada um com a mesma força que Raditz. Ten Shin Han vence facilmente um deles, mas Yamcha acaba morrendo após um descuido dele mesmo. Kuririn se enfurece e destrói sozinho os outros Saibamens. Após a luta com os saibamens, os Guerreiros Z enfrentam Nappa, mas o saiyajin é muito forte. Tenshinhan perde seu braço esquerdo na luta. Chaos concentra seu poder e se sacrifica para derrotar Nappa, mas em vão. Desesperado, Ten Shin usa um Kikoho-Da, gastando toda a sua energia e também morre. Piccolo bola uma estratégia para vencer Nappa: um ataque triplo dele, de Kuririn e Gohan. Mas na hora do golpe final que acabaria com Nappa, Gohan fica com medo e não ataca. Nappa se recupera e, quando está pronto para evaporar Gohan, Vegeta percebe que Goku e Kakarotto são a mesma pessoa e interrompe a luta, mandando todos esperarem 3 horas para que Goku apareça. Entretanto, Goku não aparece e a batalha recomeça. Piccolo fica inconsciente enquanto Gohan e Kuririn lutam. Quando Nappa ataca Gohan, Piccolo aparece na frente do garoto, recebe o ataque e morre. Com isso, Kami Sama também morre, e as esferas do dragão desaparecem. Quando as esperanças pareciam chegar ao fim, Goku finalmente chega e derrota Nappa com facilidade. Vegeta se irrita e mata Nappa por sua incompetência, chocando Kuririn e Gohan. Agora é a vez de Goku e Vegeta se enfrentarem, mas o Príncipe dos Saiyajins é muito forte. Apesar de usar o Kaioken aumentado duas vezes, Goku não consegue vencer seu inimigo. Contrariando os conselhos do Sr. Kaioh, faz um kaio-ken aumentado três vezes e dá uma surra em Vegeta. Percebendo a sua desvantagem, Vegeta resolve destruir a Terra com o Galik-Ho. Goku rebate com o Kamehame-Ha e aumenta o kaioken para quatro vezes, superando Vegeta. Achando que Goku é mais forte, Vegeta resolve fazer uma lua artificial e se transforma em macaco gigante, aumentando seu poder em 10 vezes. Quando Goku está à beira da morte, surge Yajirobe, que em um ato salvador, corta a cauda de Vegeta com um golpe de espada, fazendo-o voltar ao normal. Vegeta então é atacado com uma Genki-Dama, feita por Goku e arremessada por Kuririn, mas incrivelmente sobrevive e diz que quase foi morto. Gohan ainda se transforma em macaco gigante e surra o Príncipe dos Saiyajins que, humilhado, não vê outra saída senão rastejar até a sua nave. Como Gohan e Goku já estão esgotados, Kuririn tem a chance de matar Vegeta. Porém, ele o deixa fugir. Isso porque Goku pediu que o deixasse ir, prometendo lutar mais uma vez com o saiyajin.
Saga de Freeza (ep. 36-116)
Após a luta com os Saiyajins ter terminado, Bulma, Kuririn e Gohan viajam ao planeta Namekusei (planeta natal de Piccolo) com a nave de Kami Sama, para reviver Piccolo, Yamcha, Chaos e Tenshinhan com as esferas do dragão de lá. Tais esferas são maiores e mais poderosas que as da Terra, podendo realizar 3 desejos, inclusive ressucitar pessoas que morreram por algum motivo não-natural quantas vezes for possível (no entanto, apenas uma pessoa por desejo). Vegeta, que agora está muito mais poderoso do que quando lutou com Goku, objetiva a vida eterna e também está atrás dessas misteriosas esferas. O saiyajin pensa que, se alcançar a imortalidade, poderá derrotar Freeza e se tornar o Imperador do Universo. Freeza, o Imperador do Universo, dono de um poder extremo, superior ao de qualquer um e o destruidor do Planeta Vegeta, também quer as esferas e a vida eterna. Ao chegarem em Namekusei, Gohan, Kuririn e Bulma descobrem que há outros extraterrestres em busca das esferas e ficam chocados quando percebem que são os soldados de Freeza, comandados por Dodoria e Zarbon. Eles vinham atacando vilas onde se encontram anciãos responsáveis pelas esferas. Para fazer cada ancião dizer onde estava a esfera protegida por ele, Freeza mandou os seus soldados matarem vários Namekuseijins. Com esse método, Freeza conseguiu várias esferas. Agora Gohan e Kuririn precisam lutar contra Freeza pelas esferas do dragão. Kuririn e Gohan ocultam seus ki para não serem detectados pelos rastreadores de Freeza e seus capangas. Mas Gohan não consegue manter a calma quando vê Dodoria pronto para matar um garoto namek chamado Dende. Assim, Gohan golpeia o soldado e resgata Dende. Os três são perseguidos por Dodoria mas conseguem escapar e ocultar seus ki. Enquanto isso, Vegeta encontra Dodoria, e o saiyajin, que há pouco tempo atrás era mais fraco, agora elimina esse soldado facilmente. Zarbon também se encontra com Vegeta e os dois travam um duelo em que o saiyajin é derrotado. Mas Vegeta se recupera e elimina Zarbon no segundo confronto. Goku agora está a caminho de Namekusei. A nave foi equipada pelo Dr. Brief, o pai da Bulma, e ele aproveita sua viagem de ida para treinar duro sob uma gravidade 100 vezes maior que a da Terra, fazendo-o superar os poderes naturais de um saiyajin. Depois dessa série de confrontos, Freeza se viu obrigado a chamar sua tropa de elite: as Forças Especiais Ginyu, formada por Gurdo, Rikum, Boter, Yis e Ginyu. Para lutar contra esses poderosos inimigos, Vegeta se alia a Gohan e Kuririn. Após matar Gurdo facilmente, Vegeta enfrenta Rikum, mas a luta é difícil e ele, Kuririn e Gohan ficam gravemente feridos. Goku enfim chega e derrota facilmente Rikum e também Boter, sem matá-los (mas Vegeta os mata). Agora Goku enfrenta Ginyu. Este, ao perceber que Goku é mais forte, troca de corpo com ele. Mas após reviravoltas, Goku volta ao seu corpo ferido e Ginyu fica no corpo de uma rã. Vegeta elimina Yis, dando fim as Forças Especiais Ginyu. Agora Goku está ferido, em uma câmara de recuperação. Gohan e Kuririn finalmente encontram as esferas do dragão e, com a ajuda de Dende, realizam dois desejos: reviver Piccolo e trazê-lo a Namekusei. Quando Vegeta pede a vida eterna, morre o Patriarca, o primogênito de toda a raça e o criador das esferas do dragão de Namekusei (na verdade, o Patriarca morre ao ver Freeza lutando com Neil, namekuseijin poderoso que protegia o Patriarca). Freeza finalmente aparece e dá uma surra em Vegeta, Gohan e Kuririn depois de se transformar. Ao chegar em sua terra natal, Piccolo se funde com Neil e parte para lutar com Freeza. Ambos lutam de maneira equilibrada, mas Freeza se transforma mais duas vezes e chega a sua última fase, tornando-se mais poderoso que antes. Com a ajuda de Kuririn, Vegeta se fere gravemente para que Dende o cure, já que os saiyajins ficam mais fortes quando se recuperam de ferimentos. Achando que se transformou no Super Saiyajin, Vegeta desafia Freeza, mas é tão humilhado que chora e implora para que Kakarotto vença. Goku, recuperado, chega ao campo de batalha. Freeza então mata Vegeta e começa a batalha final. Apesar de usar o Kaio-Ken aumentado 10 vezes e depois em 20 vezes, Goku não é páreo para Freeza com metade do seu poder máximo. Então Goku utiliza seu último recurso: uma Genki Dama gigantesca formada com a energia dos seres vivos e dos planetas em volta de Namekusei. Freeza, ao receber o ataque, desaparece por alguns minutos. Mas quando reaparece, atinge gravemente Piccolo e mata de maneira impiedosa Kuririn. Goku fica extremamente enfurecido, o que o faz elevar o seu poder ao extremo, transformando-se assim no lendário Super Sayajin. Goku ataca Freeza com facilidade, e o extraterrestre resolve destruir o núcleo de Namekusei, fazendo com que o planeta sobreviva somente mais 5 minutos antes de uma explosão (tempo que, segundo seus cálculos, seria suficiente para derrotar Goku). Com as esferas do dragão da Terra, todos os mortos por Freeza são revividos (inclusive Vegeta e o Patriarca), e como ainda faltava um desejo para o dragão de Namekusei, todos no planeta são teletransportados para a Terra, exceto Goku e Freeza. Vendo que seu poder máximo não é o suficiente para vencer Goku, Freeza lança dois discos voadores de poder, mas eles atingem ele mesmo. Com isso, Freeza é cortado em dois por sua própria técnica e, sem saída, pede a Goku que lhe dê um pouco de seu poder. Mas ao invés de se recuperar, Freeza lança um ataque contra Goku que volta-se contra ele mesmo, derrotando-o. Depois disso, os guerreiros Z são ressucitados e Vegeta agora adota uma nova meta: superar os poderes de Kakarotto.
Saga de Cell (ep.117-199)
Um ano se passa desde que Goku derrota Freeza. O Universo está em paz até o momento, em que um Ki muito poderoso se aproxima da Terra. Esse Ki pertence a Freeza, que sobrevive a destruição do Planeta Namekusei e, volta a vida graças ao seu pai, o Rei Cold. Freeza e Cold invadem á Terra para destruí-la e assim se vingar de Goku. Mas para o azar deles, os dois acabam encontrando um lutador misterioso, que consegue se transformar em Super Saiyajin. Ele é tão poderoso, que consegue cortar Freeza ao meio, na maior facilidade. Depois de acabar com o vilão, o jovem misterioso, também mata o Rei Cold. Assim que Goku volts à Terra, o jovem faz revelações bombásticas sobre o futuro. Seu nome é Trunks e ele é filho de Vegeta e Bulma. Trunks veio avisar Goku que dentro de três anos, dois Andróides muito poderosos irão aparecer e matarão todos os Guerreiros Z, além de causarem destruições na Terra. Durante muitos anos o Doutor Maki Gero, cientista do exército Red Ribbon, ficou espionando Goku e seus amigos através de um robô espião que tinha a forma de um inseto. Através desse robô, ele estuda a vida dos Guerreiros Z (com exeção da batalha contra Freeza). O Dr. Maki Gero constroe os Andróides Números 16, 17, 18 e 19, com o objetivo de matar Goku. Ele ainda recolhe amostras com células de Goku, Vegeta, Piccolo, Freeza e outros guerreiros. Com essas células, ele cria o seu andróide mais avançado: Cell. O próprio Maki Gero faz uma operação cirúrgica e se transforma em um robô, o Andróide Número 20. Trunks também revela que Goku irá morrer de uma doença do coração, pois o remédio para tal doença só será descoberta depois de sua morte. Porém, Trunks leva este remédio do futuro para Goku, salvando-lhe a vida. Depois de tudo explicado, Trunks vai embora. Os Guerreiros Z, decidem treinar muito nos três anos seguintes, para assim enfrentarem os Andróides. O tempo passou e os Andróides Números 19 e 20 aparecem. Yamcha consegue localizá-los (pois os Andróides não possuem Ki), mas acaba sendo atacado pelo Andróide 20. Goku se transforma em Super Saiyajin e parte para cima do Andróide 19. Goku quase vence ele, mas por causa da doença no coração, ele começa a enfraquecer e acaba sendo derrotado. Os guerreiros Z tentam socorrer Goku, mas são impedidos pelo Andróide 20. Quando tudo parece estar perdido, Vegeta aparece transformado em Super Saiyajin e destrói o Número 19, com muita facilidade. Percebendo que está em desvantagem, o Andróide 20 resolve fugir. Os Guerreiros Z partem atrás dele, e não sabem que esse Andróide quer absorver a energia deles. Piccolo se descuida e é atacado pelo inimigo, mas acaba sendo salvo por Gohan. Irritado, Piccolo derrota o Andróide 20 e ainda lhe arranca um braço. Quando Bulma aparece, o Andróide aproveita para escapar novamente. Trunks reaparece e não reconhece os Andróides 19 e 20. Isso porque no futuro, ele conheceu os Andróides 17 e 18, que são bem mais poderosos. Evidentemente, eles descobrem que o Número 20, é na verdade o Dr. Maki Gero. No laboratório, o cientista louco desperta o Número 17 e a Número 18. No entanto, os dois Andróides, acabam matando o seu próprio criador. Eles ainda, despertam o Andróide Número 16 (que segundo o Dr. Maki Gero, seria um andróide problemático). Vegeta, Piccolo, Trunks e Tenshinhan tentam lutar contra os Andróides 17 e 18, mas são facilmente derrotados. Apesar disso, os Andróides não os matam. No entanto, eles querem destruir Goku de qualquer maneira, principalmente o Número 16. Piccolo decide se fundir com Kami Sama e com isso, aumenta muito o seu poder de luta, tornando-se temporariamente, o mais poderoso de todos os Guerreiros Z. Enquanto isso, Cell, que também veio do futuro, absorve os seres humanos para aumentar o seu poder. Ele faz isso, porque pretende absorver os Andróides 17 e 18, para assim se desenvolver por completo. Depois de enfrentar Piccolo, Cell acaba fugindo, pois o Super Namekuseijin está mais forte. Goku finalmente se recupera da doença e leva Vegeta, Trunks e Gohan, para treinar no templo de Kami Sama. Os Andróides aparecem na casa do Mestre Kame. Piccolo começa a lutar com o Número 17, quase derrotando-o. Infelizmente, Cell aparece mais poderoso e aproveitando-se, do cansaço de Piccolo, o derrota. O Número 17 também é derrotado pelo monstro. Nessa hora, o Andróide 16 entra na luta, e ataca Cell, deixando o monstro em desvantagem. Mas o vilão, consegue absorver o Número 17. Depois de sofrer uma transformação, Cell aumenta muito os seus poderes. Tenshinhan tenta impedir Cell de absorver a Número 18, mas isso lhe custará a vida. Goku usa o teletransporte e salva Tenshinhan e Piccolo das mãos de Cell. Enquanto isso, Vegeta e Trunks deixam a sala do tempo e partem para enfrentar Cell. Vegeta consegue superar os poderes do Super Saiyajin e massacra Cell. Porém, ele não mata o vilão e ainda, deixa ele absorver a Andróide Número 18. Cell se desenvolve por completo e se torna um ser perfeito. Vegeta acaba sendo humilhado e derrotado pelo monstro. Trunks entra na luta e mostra que consegue superar os poderes de seu pai, Vegeta. Mas mesmo assim, ele não consegue vencer Cell. Quando soube que Goku estava treinando para derrotá-lo, Cell teve a idéia de organizar um torneio de artes marciais, onde ele enfrentaria os Guerreiros Z. Se todos perdessem, Cell mataria todos os humanos da Terra e destruiria o planeta. Os Guerreiros Z chegam no local da batalha. Mr. Satan e seus discípulos Caloni e Piroski (no mangá apenas Mr. Satan), são os primeiros a enfrentar Cell, em tentativas inúteis. Em seguida, ocorre a luta do século: Goku contra Cell. Depois de uma batalha equilibrada, Goku desiste e coloca Gohan em seu lugar, apostando em seu incrível poder oculto. No início, Gohan apanha muito de Cell, que quer ver esse poder. O Andróide 16 tenta ajudá-lo, usando uma bomba que existia em seu interior. Mas, a bomba foi retirada pelo pai de Bulma, sem que ele soubesse. Cell acaba destruindo o Número 16 (sobrando apenas sua cabeça). Cell libera os Cells Juniores, na tentativa de enfurecer Gohan e, manda eles destruirem os Guerreiros Z. O Andróide 16 tenta convencer Gohan a lutar, mas Cell esmaga a sua cabeça. Assim, ele realiza o seu desejo e libera o poder oculto de Gohan. Gohan se transforma em um Super Saiyajin nível 2 e ultrapassa em muito os poderes de Cell. Depois de acabar com os Cells Juniores, ele parte com tudo, para cima do vilão. Gohan ainda permite, que Cell aumente seus poderes, até que seu corpo, não agüentasse mais. Isso fez com que Cell ficasse mais fraco. Depois de apanhar muito, ele acaba "vomitando" a Número 18, diminuindo ainda mais a sua força. Quando percebe que está perdido, Cell se transforma em uma "bomba" e ameaça explodir á Terra. Goku leva Cell para o planeta do Sr. Kaioh, e assim salva á Terra. Mas, o Planeta do Sr. Kaioh explode, e todos acabam morrendo, inclusive Goku. Porém, Cell se reconstroe a partir de uma célula sua, que sobrevive a explosão e, quando ele volta, está muito mais forte (devido as células dos saiyajins que ficam mais fortes após uma situação fatal). Com um disparo de energia, Cell mata Trunks. Vegeta fica furioso e tenta atacá-lo, mas logo é derrotado. Cell está prestes a matar Vegeta. Gohan consegue salvá-lo, mas acaba se ferindo gravemente no braço esquerdo. Cell faz um Super Kamehameha e, ameaça destruir o planeta Terra. Gohan também faz um Kamehameha para confrontar o de Cell. Com o braço esquerdo ferido, Gohan quer desistir, mas Goku lhe dá apoio moral, dizendo a ele por telepatia, para não se render, pois a vida de milhões de pessoas dependia do seu poder. Enquanto isso Piccolo, Yamcha, Tenshinhan e Kuririn atacam Cell, para ajudar Gohan. Por fim, Vegeta lança um golpe que atrapalha Cell. Com isso, Gohan consegue concentrar todo o seu poder e destrói o monstro completamente. Depois da batalha, quem acaba ganhando crédito por ter eliminado Cell, é o Mr. Satan. No templo de Kami Sama, Shen Long revive os humanos mortos por Cell e ainda tira a bomba da Andróide 18, graças a Kuririn. E no futuro, Trunks destrói para sempre os Andróides e passa a viver em paz.
Saga de Majin Boo (ep.200-291)
Sete anos se passaram desde a derrota de Cell. Gohan agora já é um adolescente e passou a estudar em Satan City, onde conheceu Videl, filha do Mr. Satan. Após muitos anos, um novo torneio de artes marciais têm início, no qual Goku (que voltou a Terra por um dia) e seus amigos participarão. Chega o dia do torneio e todos se emocionam com a volta de Goku. Trunks (do presente) venceu Goten (o segundo filho que Goku deixou antes de morrer na luta contra Cell) e assim se tornou o campeão infantil. Em seguida, tem início o torneio dos adultos onde vários lutadores misteriosos aparecem. Piccolo desistiu da luta, quando percebeu que seu oponente era o Supremo Sr. Kaioh Shin. Videl foi massacrada por Spopovitch, que ao mesmo tempo roubou a energia de Gohan e a levou para o terrível mago Babidi. Junto com o rei das trevas Dabura, Babidi pretendia ressuscitar o terrível Majin Boo, um demônio que tem poder para destruir o universo. Para evitar que isso aconteça, o Sr. Kaioh Shin vêm procurar pela ajuda de Goku e seus amigos. O mago Babidi, no entanto, tinha muitos aliados, que acabaram sendo derrotados facilmente por Goku e Vegeta. Daburá percebeu a maldade no coração de Vegeta e avisou a Babidi, que dominou a mente do príncipe dos Saiyajins. Vegeta lutou contra Goku e ajudou Majin Boo a voltar à vida. Depois de ressuscitado, Majin Boo se mostrou uma poderosa máquina de destruição. Gohan e Kaioh Shin foram derrotados facilmente. Então, Kaioh Shin levou Gohan para treinar em seu planeta natal com a espada Z. Enquanto isso, Boo matou Daburá e enfrentou Vegeta. Desesperado por causa do enorme poder de Majin Boo, Vegeta tentou se matar junto com seu inimigo, mas não conseguiu derrotá-lo. Depois disso, Majin Boo e Babidi começaram a causar destruições na Terra. Goku mostrou que poderia derrotar Majin Boo, com o seu poder de Super Saiyajin 3. Mas o tempo dele na Terra se esgotou, e ele acabou voltando para o outro mundo. Goku deixou o destino do mundo nas mãos de Goten e Trunks, após lhes ensinar a técnica da fusão. Após matar Babidi, Majin Boo começou a ouvir os conselhos de Mr. Satan, a quem pegou um grande afeto. Depois que alguns bandidos mataram o seu cachorro de estimação, Majin Boo ficou furioso e liberou o seu lado maligno: um Majin Boo magro e cinza. A parte maligna transformou o Majin Buu Gordo em chocolate e o comeu, transformando-se em um Super Boo, muito mais forte que os anteriores. Cansado de esperar, Majin Boo resolveu atacar o templo de Kami-Sama, e desafiou Goten e Trunks. Os dois se fundiram e formaram o poderoso Gotenks. Mas, Gotenks confiou demais e acabou perdendo a luta. Após derrotar Gotenks, Boo luta contra Gohan, mas não conseguiu derrotá-lo. Isso porque ele tinha aumentado os seus poderes pelo antigo Dai Kaioh Shin. Boo então, resolveu absorver Gotenks e Piccolo, para ter um poder e inteligência maior que antes. Gohan não conseguia vencer o poder do Boo. Goku conseguiu reviver e voltou a Terra para ajudar (após Dai Kaio Shin dar a sua vida para ele, e também os brincos Potara). Quando o tempo da fusão de Gotenks acaba, Super Buu resolve absorver Gohan, e agora tem um poder maior que antes, e sem limite de tempo. Goku já não tinha esperanças, e quando ia lançar o brinco para se fundir com Mr. Satan, surgiu Vegeta. Vegeta não queria se fundir com Goku, mas como viu que não tinha outra escolha, ele colocou o Potara. O orgulho de Vegeta mais a fúria de Goku, resultou no grande guerreiro Vegetto (o lutador mais poderoso de toda a Saga Z). Vegetto se transforou em Super Saiyajin, e deu uma surra em Majin Boo, mostrando que era muito mais forte que o demônio cor-de-rosa. A luta parecia que já estava terminada, até que nosso herói, se deixou absorver-se de propósito. O destino do Universo parecia ter acabado, mas dentro de Boo, Vegetto ainda estava vivo. Tudo não passava de um plano para recuperar os corpos de Gohan, Piccolo, Goten e Trunks. Mas estranhamente Vegeta e Goku se separam da fusão. Vegeta que diz sentir nojo de estar no mesmo corpo de Goku, quebra o Potara, e ambos começaram a retirar seus companheiros absorvidos. Vegeta rasgou as partículas que aprisionavam o Boo gordo. Boo começou a sofrer uma nova transformação. Enquanto isso, Vegeta e Goku sairam de seu corpo. Boo, ficou menor e com a aparencia de uma criança. Apesar da aparencia inocente, Boo era muito mais poderoso do que os outros Majin Boos. Ele demonstrou isso, destruindo a Terra com muita facilidade. Goku, Vegeta, Mr. Satan e Dende, foram salvos por Kibitoshin. Goku e Vegeta aumentaram seus ki, e Boo conseguiu localizá-los. Depois de uma feroz batalha, Vegeta percebeu que o único modo de acabar com o demônio, seria formar uma super Genki Dama, com energia de todos os seres do Universo. Boo finalmente foi derrotado por essa Genki Dama que foi arremessada por Goku. Alguns anos mais tarde, em um torneio de artes marciais, Goku reencontrou Majin Boo, mas reencarnado como Uub (ou Ubu). No final do torneio ele decidiu treinar com Goku. O universo finalmente ficou em paz.
Artes Marciais + Ki
Característico dos mangás Shounen, Dragon Ball conta com muitos elementos de luta. Inicialmente, os personagens utilizam durante as lutas apenas as técnicas de artes marciais. Neste estilo de luta encontram-se lutadores rápidos, fortes, muito superiores às pessoas normais, porém dentro de um limite tolerável. Até que se descobre como utilizar o Ki (energia interna que flui no interior dos seres vivos), sabendo como utiliza-lo consegue-se concentra-lá em qualquer parte do corpo, possibilitando o uso de técnicas como o Kamehameha (desenvolvida por Mestre Kame/Tartaruga Genial). Durante a história, vão aparecendo novos mestres com novas técnicas, e cada vez mais essas técnicas vão se tornando comuns entre os personagens. Aparecem poderes variados, normalmente um para cada personagem, sendo que alguns sabem em média duas ou três técnicas. Sabendo sentir o Ki, uma pessoa pode detectar a presença do seu oponente, e também o seu nível de energia. Alguns personagens desenvolvem técnicas sofisticadas, que podem destruir o oponente em poucos segundos. Todos os personagens no inicio da saga Dragon Ball Z aprendem a técnica do bukujutsu, no qual se usa o ki para poder voar. Essa tecnica foi inicialmente apresentada por Chaos durante o penúltimo Tenkaichi Budokai na fase Dragon Ball.
Anime
Dragon Ball é um Anime baseado no mangá criado por Akira Toriyama em 1984 no Japão e é a primeira parte dos animes Dragon Ball, sendo seguido por Dragon Ball Z e depois por Dragon Ball GT. Vale lembrar que a saga denominada como "Z" só surgiu na versão para anime, pois no mangá original toda a saga foi chamada de Dragon Ball. Já a fase GT não existe em mangá, pois não foi feita por Akira Toriyama, e sim pelo estúdio (Toei Animation), sem a supervisão do seu criador, o que explica alguns erros consideráveis.A série foi exibida no Brasil pela primeira vez pelo SBT em 1996 dentro do programa Bom Dia & Cia e continuou com reprises esporádicas até 2000, mas apenas do primeiro episódio até a luta de Goku contra Taopaipai (episódio 60). Em 2002, a Globo comprou e exibiu os 153 episódios de Dragon Ball. Finalmente, em 30 de maio de 2006, O Cartoon Network começou a exibir a série no bloco Toonami, de Segunda a Quinta, meia-noite e meia. Atualmente a série é exibida na Rede Globo de segunda a sexta às 10:00h da manhã, já o Cartoon Network exibe de segunda a quinta às 15:30h, de terça a sábado às 1:00h da manhã, sábado ao meio-dia e domingo às 2:00h da manhã.Em Portugal, Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT foram transmitidos entre 1995 e 1999 e foram exibidos pela SIC. A série foi depois repetida na SIC Gold (mais tarde SIC Sempre Gold) e depois na SIC Radical, onde continuou a ser um sucesso. Infelizmente, para grande tristeza dos fãs, a série desapareceu da programação da SIC Radical em 2006. Mas no dia 16 de Junho de 2006 acabaria por regressar.A Série em Portugal foi dobrada pelos estúdios NOVAGA, tendo contado no elenco com: Artur Semedo, Henrique Fiest, Vasco Machado
Relação com Anime
Dragon Ball (DB) são baseadas no mesmo mangá original: Dragon Ball. Dragon Ball segue as aventuras de Son Goku desde criança até o seu casamento. Esta primeira parte é mais cômica, simples, com grande enfoque no Torneio de Artes Marciais (Tenkaichi Budokai.Durante o desenvolvimento da maior parte da mangá, o anime estava sendo roterizado e produzido no seu encalço. Embora isto levasse com que os episódios fossem transmitidos mais rapidamente, o ritmo resultou numa grande adição de material no anime para prolongar os episódios e impedir que o anime alcançasse o mangá.
Temas recorrentes
Na saga Dragon Ball, narra-se por completo a evolução interior e exterior do pequeno Goku, cujo desenvolvimento, não apenas físico mas também aquele que tange à formação do caráter, é acompanhado de perto durante um longo percurso: seu treinamento, seu crescimento, a paternidade, como lida com a criação de seu filho, como se mostra ausente no acompanhamento deste, e, assim, consegue encontrar seu próprio caminho, da mesma forma como o pai criou-se sozinho, sem no entanto desprezar a importância das relações sociais, até com seus próprios desafetos, na formação do caráter. Vale notar que a citada evolução interior se dá no sentido de adequação às normas sociais: de uma pessoa criada no campo, onde não há regras de convivência, até se tendo que se adaptar a vida no centro urbano, fato este que é consolidado na união matrimonial - símbolo maior da possibilidade de conviver.Uma das metáforas de Dragon Ball descreve o autocentrismo do homem contemporâneo: a história centra-se numa figura de um herói onipotente e auto-suficiente; quando há na história grupos sociais, estes revelam-se impotentes para combater o poder de um opressor superior, e apenas outro poder supremo e individual consegue derrotá-lo e cessar a exploração. A pertinência de Goku em não deixar seu lado "humano" está exatamente em mostrar seu engajamento social, a luta contra a opressão e a servidão étnica.A desconstrução do mito do homem autárquico, no entanto, encontra-se na própria obra: para alguns adversários, os esforços individuais de Goku revelam-se fúteis; faz-se mister, por conseguinte, não apenas uma associação com outros heróis (alguns dos quais também expostos como egocêntricos e independentes em algum momento), mas também com a totalidade da raça humana, de modo que a coletividade prevaleça sobre a individualidade.Além do individualismo, se revela um desenraizamento social do herói. Quando este desenraizamento se rompe, como no caso do conflito entre raças em Namek, Goku se vê forçado a assumir uma posição e, assim, ficar ao lado de um dos grupos sociais existentes, que geralmente são os grupos oprimidos e isto reforça o seu caráter axiológico de altruísmo e abnegação. Enfim, uma verdadeira epopéia.Apesar de todo o seu conteúdo de artes marciais, a história de Dragon Ball centra-se fundamentalmente à volta de um tema de redenção, geralmente através de exposição aos ideais "puros" de Son Goku (kakarotto) e Son Gohan. Quase todas os maiores personagens no mangá apareceram como vilões mas, de uma forma ou de outra, acabaram por se converter para o lado do bem. Muitas vezes, isto inclui uma aliança temporária para derrotar um inimigo maior, depois da qual, de alguma forma, os inimigos anteriores raramente encontram motivação para recomeçar a lutar. Este tema é evidente desde o início (com a conversão de Yamcha, Oolong e Pual) e continuando para além do Dragon Ball Z. Este estilo de redenção não é único (é bastante comum em Comics americanos), mas é significativo pois persiste apesar de outras grandes mudanças em estilo e tom. Outros elementos, como a importância da família e da amizade e ideais como o esforço e o sacrifício estão também presentes.
Músicas
Abertura:Makafushigi Adobenchā! (摩訶不思議アドベンチャー!) ("Aventura Mística!")Letra: Yuriko Mori, Música: Takeshi Ike, Arranjo: Kōhei Tanaka, Performance: Hiroki TakahashiVersões:Versão 1: episódios 1~101Versão 2: episódios 102~153Encerramento:Romatikku Ageru Yo; (ロマンティックあげるよ) ("Eu Te Darei Romance")Letra: Takemi Yoshida, Música: Takeshi Ike, Arranjo: Kōhei Tanaka, Performance: Ushio HashimotoVersões:Versão 1: episódios 1~21Versão 2: episódios 22~101Versão 3: episódios 102~132Versão 4: episódios 133~153Versão 5: episódios 154~175
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Subscrever:
Mensagens (Atom)